Tuesday, April 12, 2011

Gramática Hebraica
(lições com áudio)

1. Pronomes

2. Adjetivos (parte 1)

3. Substantivos (Parte 1)

Clique aqui para ver todas as lições.


Alfabeto Hebraico
1. Nomes das letras (Introdução)

Nomes em Hebraico

עמנואל
(Emanuel)

O nome "עמנואל"significa Deus Conosco.

Ele é uma combinação das palavras "עם" (com) "אנו" (nós) "אל" (Deus).


Cique aqui para ver a lista de nomes.










Vocabulário

אדם

adâm

A palavra אדם significa homem, e foi também o nome dado ao primeiro ser humano, como consta no "tanach".

É interessante notar que "אדם " tem origem na palavra "אדמה", que significa terra, solo.

"Escondido" na palavra "אדם" está a combinação da letra "א" (que acredita-se ser uma das letras que representam o nome de Deus) e a palavra "דם", que quer dizer sangue.

Seguindo este raciocínio, poderíamos concluir que "adâm" é, na verdade, o "sangue de Deus".

Interessante, não?




2 comments:

  1. Shalom Moré Silvio! Interessantíssimo o seu trabalho! Que o Eterno, bendito seja o Seu Nome, nos conceda (a todos nós) disposição para partilhar o conhecimento com tanto dispreendimento quanto o seu. Suas aulas me pareceram bem claras e práticas. Gostaria de solicitar também o seu apoio, se possível, que o sr. viesse a seguir o BLOG dos Judeus de Caruaru, afim de que; estreitando o nosso contanto viessemos a trocar informações com relação à língua Hebraica e à realidade israelense vivenciada pelo sr. Desde já lhe parabenizo pelo seu excelente trabalho, e lhe agradeço pelo contato.
    Todá Rabá, UL'Hitraot!!!

    ReplyDelete
  2. Olá Silvio, graça e paz.

    Obrigado pela visita e pelo e-mail enviado, sinto-me honrado por ter gostado do meu humilde blog, quando eu vi a bandeira de Israel na lista dos visitantes e soube que era você me senti como uma criança, fiquei muito alegre.

    O interessante é que eu comecei este blog sem grandes pretenções, só queria que alguns amigos da igreja estivesse sempre lendo o que eu leio e escrevo, hoje ele já foi visto em 34 países e mais de 17.000 visitas, agora não dá mais para parar e não pretendo mudar o foco, falar do amor de DEUS.

    Seu conservo,
    Iveraldo Pereira.

    ReplyDelete